O que são NFTs ?

O que são NFTs?

Talvez você tenha ouvido falar ou lido em algum lugar sobre NFT, e deve estar se perguntando o que ela representa.

NFT tem se tornado uma tendência mundial no mercado digital e tem tornado muita gente milionária. Mais ou menos até o início de dezembro de 2021 haviam sido comercializados mais de 2 milhões de artes NFT. Essa comercialização ultrapassou o valor de 1 bilhão de dólares.

Mas você deve estar se perguntando, o que são as NFTs?

O significado de NFT é "Non Fungible Token” ou em português Tokens Não-Fungíveis.

“Não fungível” - é algo exclusivo e que não pode ser trocado.

Um bom exemplo é um quadro. Seu valor está vinculado à sua exclusividade. 

Token - é um ativo Cripto que fica dentro de uma linguagem nova de computador, chamada Blockchain. É o Blockchain que certifica a posse da NFT somente para uma pessoal.

Entendendo esse conceito dá para ver que a NFT é como se fosse um selo que verifica um ativo digital de forma única.

E o que isso significa?

Significa que quando alguém compra um NFT, esse é NFT é somente dessa pessoa e de mais ninguém e é esse tipo de exclusividade que faz o NFT ser tão valioso, pois ele é único e não há outro no mercado. Desse jeito, nenhuma outra pessoa possui o código original, ou seja, para outra pessoa conseguir ter esse NFT, o dono precisa querer vende-lo.

Para você entender melhor, imagine o quadro da Santa Ceia de Da Vinci. Você pode comprar uma réplica dele, por um valor muito pequeno, mas o quadro original vale muitos bilhões.

As NFTS seguem o mesmo princípio só que, ao invés de algo físico, o que tem valor é a linha do código do Blockchain, que mostra quem é o dono de cada uma delas.

Um outro ponto bacana é que, por ela ser feita em Blockchain, qualquer pessoa pode ver o histórico delas, desde a sua concepção até a última venda, pois quando o criador a publica no Blockchain é criado um registro que não dá para ser alterado e ainda esse registro é de fácil verificação e sua autenticidade é pública.

Como comprar um NFT?

Se você quiser comprar uma NFT, a primeira coisa a fazer é comprar Criptomoedas, no nosso caso, nossas NFTs serão comercializadas com a cripto moeda.

E como comprar criptomoeda?

Através de corretora especializadas, as chamadas EXCHANGES. Após a compra é só acessar um marketplace de NFTs, ver qual NFT você prefere e pagar o preço dela na Criptomoeda que ela está sendo vendida.

É tão simples como fazer uma compra pela internet.

De uma olhada nos sites abaixo, eles são Marketplaces de NFTs:

www.muzik-art.com

www.opensea.com

www.rarible.com www.nfttrend.com

E a NFT na Música?

Falando mais especificamente da NFT na música, temos várias utilidades para ela, como:

Elas podem dar acesso a encontro exclusivos com os artistas. Quem nunca imaginou assistir um show no backstage, ou participar de um ensaio, ou ainda ter descontos nos valores dos ingressos por um determinado período e mais, você já imaginou poder jantar com seu artista preferido? Pois é uma NFT pode dar todo esse tipo de experiência para os fãs.

Além disso a NFT pode dar acesso em primeira mão ao lançamento de um novo álbum do artista, ou uma música e o mais legal é que o valor que a NFT foi vendida, vai para o Artista e não para as gravadores, deixando-o mais livre para produzir mais conteúdo, sem uma pressão a mais.